Projetos

Projeto Resgatando e Promovendo

Vidas na Cidadania, Cultura e Inclusão Digital


O projeto destina-se ao público de crianças, adolescentes e jovens da Zona urbana e Rural do Município de Alagoinha – PB, que são provenientes de famílias com renda baixa, vivendo da agricultura, pequenos roçados, vendas alternativas, serviços de ambulante, catadores de materiais recicláveis, alguns sobrevivendo com projetos sociais do Governo Federal, Bolsa Família etc. Temos casos de crianças, adolescentes e jovens que residem nesta cidade, que estão vulneráveis as drogas, exploração sexual, violência e violência familiar, evasão escolar, além da exploração do trabalho.

Diante dessas realidades o Projeto vai atual com 400 participantes sendo esses 170, entre crianças e adolescentes dos 07 aos 14 anos na garantia dos direitos com as seguintes oficinas: acompanhamento para o estudo (reforço escolar), oficina de capoeira, Oficina de contadores de histórias, oficina datilografia, encontro motivacional com as famílias dos participantes e Oficina de esportes e cultura. A segunda linha de atuação deste projeto contempla os 230 participantes dos 15 aos 29 anos, Uma vez que os mesmos ao terminarem as etapas de ensino (Fundamental e Médio) acabam as perspectivas de futuro para muitos jovens, os quais migram para outros Estados em busca de melhorias de vida e outros permanecem na ociosidade sem ofertas de emprego, e em algumas situações se envolvendo com drogas, prostituição, violência e roubos. A associação visa oportunizar os adolescentes e jovens com cursos técnicos e profissionalizantes na área de Inclusão Digital, Cidadania, mundo trabalho, aulas de língua Estrangeira e acompanhamento psicossocial, visando a valorização da Educação para a vida.


Projeto Lixo Nosso de Cada Dia 

Você pode ajudar na limpeza de sua Rua
Não coloque o lixo de sua casa, muito antes do lixeiro passar. Se o lixo ficar muito tempo na rua, ele pode ser revirado por animais e também servir de foco de atração de insetos. Se ao caminhar pela calçada, precisar jogar fora algum tipo de lixo, procure alguma lixeira, não jogue na rua. Ao observar algum tipo de problema nas instalações de esgoto na sua rua, não espere outra pessoa chamar a Prefeitura. Faça isso você mesmo. As águas de esgoto são altamente perigosas já que contém resíduos de matéria fecal, tornam-se imediatamente acessíveis às moscas, à população local e principalmente às crianças que brincam na rua.