Nossa História

Contextualização

Alagoinha é um município brasileiro do estado da Paraíba, localizado na microrregião de Guarabira. Foi desmembrada de Guarabira em 03/12/1953, está a 133m de altitude, 84 Km distante de João Pessoa, Capital do Estado da Paraíba. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2010 estima sua população em 13.577 habitantes. Área territorial de 85 km².

A História da Associação AEP-PROVIDA

O Projeto Pintando o “7” nasceu em 1996, por iniciativa de um grupo de mulheres cristãs engajadas na evangelização - Grupac (Grupo de Participação do Carisma das Irmãs de Maria Menina), como projeto sócio educativo para responder as necessidades de crianças e adolescentes e seus familiares, marcados pela fome, desemprego, alcoolismo, evasão escolar, analfabetismo dificuldade na aprendizagem, falta de uma educação de qualidade e situação de pobreza das próprias famílias. Com objetivos: Motivar as crianças e adolescentes a saírem da rua; Resgatar sua auto-estima e estimular as suas potencialidades; Reforçar os conteúdos escolares; Despertar a afetividade, o companheirismo e a solidariedade; Formação humana e cristã. Caminhando até 2001, com Voluntários da Igreja Católica local. Em 2001, ampliou os atendimentos e atividades com Oficinas temáticas e Contadores de história; alimentações diárias aos participantes e familiares. Com apoio da APIBiMI (Associazione Promozione Infanzia Bisgnosadel mondo Impoverito), Itália ONLUS.

Em 2007 outras perspectivas são abertas e o Projeto Pintando o “7” ganha novo impulso e sustentação com a criação da AEP-PROVIDA - Associação de Educação Popular e Promoção da Vida. Fundada em 09/05/2007, com caráter promocional Socioeducativo, e sem fins lucrativos, então localizada na Rua João Honorato de Souza, n°.45, centro Alagoinha - PB. Com a finalidade de contribuir para o aprimoramento social: com motivação ao estudo formal e, intuito de promover e desenvolver programas sócios, educativos, culturais e auto-sustentáveis.

Com a associação legalizada as oportunidades de atendimentos passaram acontecer a partir de uma nova proposta pedagógica, através de projetos priorizando as faixas etárias dos 07 aos 29 anos, além dos trabalhos com as famílias, tendo como público alvo as periferias urbana e rural. Com objetivo  principal: Proporcionar a formação sócio educativa de qualidade, que facilite o desenvolvimento infanto juvenil, envolvendo as famílias, a comunidade e o entorno, visando formar adultos integrados na sociedade como um todo no exercício da cidadania.


Em seus mais de 07 anos de existência, com o apoio de vários parceiros e trabalhos em rede a Associação de Educação Popular e Promoção da Vida alegra-se por estar fazendo a diferença na realidade social com a consciência  que: “De passo em passo a História vai sendo construída e o Sonho sonhado vai sendo realizado”.