sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Uma sociedade livre da violência: Bullying não é brincadeira!!!





O Bullying configura um problema, extensível a crianças e adolescentes em fase escolar e os adultos no local de trabalho, que atinge de modo radical os princípios da Cidadania por, de algum modo, não permitir que o ser humano viva de forma digna.

O que é o Bullying?
(...) comportamento que pode ser definido como o repetido ataque físico, psicológico, social ou verbal por aqueles que estão numa posição de poder – formal ou situacionalmente definida – aos que não têm capacidade para resistir, com a intenção de provocar mal-estar para sua própria vantagem ou gratificação." Besag (1991)
Em Língua Portuguesa, o termo já foi alvo de traduções, nomeadamente «provocação/vitimação», por Carvalhosa, Lima e Matos (2001) e «agressividade/violência» (Pereira, Almeida & Valente, 1994).

Por isso, perto desta realidade o projeto de inclusão digital que tem o patrocínio da Petrobras, as aulas de cidadania trataram deste polêmico tema para criarmos possibilidades de discutir o problema.

As aulas destacaram: a curiosidade, a autoconsciência, a cooperação, o vínculo e o respeito e encontrar respostas e ações para enfrentá-lo, tendo como princípio um clima de amizade e solidariedade.

A utilização de vídeos que mostravam as situações mais constrangedoras vividas pelas vítimas do Bullying provocou debates interessantes dos participantes do projeto e muitos, coincidentemente, utilizaram o tema da aula de cidadania para realizarem trabalhos escolares de final de ano.

Núcleo de Comunicação Aep-Provida

Nenhum comentário:

Postar um comentário